Paciente pediátrico com transtorno do espectro autista e epilepsia usando extratos canabinoides como terapia complementar

Título (original): A Pediatric Patient with Autism Spectrum Disorder and Epilepsy Using Cannabinoid Extracts as Complementary Therapy: a Case Report (PubMed)

Resumo interpretativo

Este é um relato de caso que descreve o uso complementar de extratos canabinoides (ricos em Cannabidiol – CBD) em um adolescente de 15 anos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), mutismo seletivo, ansiedade e epilepsia controlada. (PubMed)

Os principais achados incluem:

  • Ao iniciar o uso de um extrato de CBD em dose relativamente baixa (menor do que previamente relatado para TEA), os autores observaram melhora inesperada nos déficits centrais de interação social, na comunicação, além de redução de comportamentos de ansiedade e dificuldades de sono. (PMC)
  • O tratamento não teve como objetivo principal a melhora do autismo, mas ao substituir parte da medicação antiepiléptica por esse extrato complementares, foram reportados efeitos positivos no funcionamento global. (PubMed)
  • Os autores enfatizam que se trata apenas de um único caso clínico, o que limita a generalização dos resultados. Eles sugerem a necessidade de estudos controlados com maior número de pacientes para validar eficácia, dose adequada e segurança em TEA e em comorbidades como epilepsia. (PMC)

Autores: Juliana Andrea Ponton, Kim Smyth, Elias Soumbasis, Sergio Andres Llanos, Mark Lewis, Wilhelm August Meerholz, Robert Lawrence Tanguay (PubMed)
Ano / Revista: 2020; publicado no Journal of Medical Case Reports, volume 14, artigo 162. (PubMed)
Link para o artigo: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7507278/ (PMC)


Aviso: Este conteúdo é apenas informativo e não substitui a leitura completa do estudo original.

Voltar para o blog

Deixe um comentário